A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 56%, o maior índice desde o início do atual mandato. O número representa um salto de sete pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior, realizado em janeiro, quando a reprovação estava em 49%.
A aprovação também caiu: passou de 47% para 41%. Outros 3% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Essa é a primeira sondagem após o lançamento de um pacote de medidas do governo para tentar conter a queda de popularidade. Em março, Lula anunciou ações para reduzir o preço dos alimentos — fator apontado como um dos principais responsáveis pela insatisfação popular. Também intensificou viagens pelo país e apresentou propostas como o empréstimo consignado para trabalhadores CLT e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Queda regional e entre grupos específicos
Na Região Nordeste, tradicional reduto de apoio ao presidente, a aprovação caiu para 52%, enquanto a reprovação chegou a 46%. No Sul, a situação é ainda mais desfavorável: 64% reprovam a gestão, contra 34% de aprovação.
A pesquisa também apontou que, pela primeira vez, a reprovação superou a aprovação entre mulheres e pessoas pretas e pardas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
02/04/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
02/04/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
02/04/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
02/04/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.