A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 56%, o maior índice desde o início do atual mandato. O número representa um salto de sete pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior, realizado em janeiro, quando a reprovação estava em 49%.
A aprovação também caiu: passou de 47% para 41%. Outros 3% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Essa é a primeira sondagem após o lançamento de um pacote de medidas do governo para tentar conter a queda de popularidade. Em março, Lula anunciou ações para reduzir o preço dos alimentos — fator apontado como um dos principais responsáveis pela insatisfação popular. Também intensificou viagens pelo país e apresentou propostas como o empréstimo consignado para trabalhadores CLT e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Queda regional e entre grupos específicos
Na Região Nordeste, tradicional reduto de apoio ao presidente, a aprovação caiu para 52%, enquanto a reprovação chegou a 46%. No Sul, a situação é ainda mais desfavorável: 64% reprovam a gestão, contra 34% de aprovação.
A pesquisa também apontou que, pela primeira vez, a reprovação superou a aprovação entre mulheres e pessoas pretas e pardas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
02/04/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.