Foto: Iano Andrade / CNI
O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República pelo partido Novo, Romeu Zema, afirmou que pretende privatizar todas as empresas estatais federais caso seja eleito em 2026. A declaração foi feita durante um evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, acompanhado pelo Jornal Opção.
Segundo Zema, o governo federal deve concentrar esforços em áreas consideradas essenciais, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Para ele, os recursos obtidos com a venda das estatais poderiam ser utilizados para reduzir a dívida pública e ampliar a capacidade de investimento do país.
“Não existe vaca sagrada quando se diz respeito a estatal. No Brasil, eu vou privatizar tudo também. Hoje nós temos estatais que são estratégicas só para os políticos e não para os brasileiros”, afirmou.
Durante o evento, o pré-candidato também criticou a atuação de empresas controladas pelo poder público, alegando que elas costumam ser alvo de interferências políticas e estão mais sujeitas a casos de corrupção.
Na avaliação de Zema, a gestão privada tende a ser mais eficiente e voltada para resultados econômicos. “Estatal serve para atender à politicagem e não ao desenvolvimento econômico. Nas mãos privadas, a história vai ser completamente diferente”, declarou.
A proposta faz parte das diretrizes defendidas pelo pré-candidato para reduzir a participação do Estado na economia e ampliar o espaço da iniciativa privada em setores atualmente controlados pelo governo federal.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.