Canva
O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei da “Adultização”, que cria o chamado “ECA Digital”, com medidas de proteção para crianças e adolescentes no ambiente virtual. A proposta, que já havia passado pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.
A votação ocorreu de forma simbólica, mas os senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Jaime Bagattoli (PL-RO) registraram voto contrário.
O projeto ganhou destaque após um vídeo do youtuber Felca expor situações de exploração de menores por influenciadores e plataformas digitais. Entre as medidas aprovadas, está a proibição das chamadas loot boxes, caixas virtuais de recompensas em jogos on-line.
Segundo o relator, senador Flávio Arns (PSB-PR), esse tipo de recurso se assemelha a jogos de azar, sem limites seguros para crianças e adolescentes. O descumprimento da lei poderá gerar multas de até 10% do faturamento das plataformas, além da possibilidade de suspensão das atividades em casos mais graves.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
29/08/2025
Réveillon 2026: descubra a cor ideal para usar na virada, segundo a numerologia
Cada número do ano pessoal carrega uma energia específica que pode influenciar decisões, desafios e oportunidades ao longo de 2026.