Estudo realizado com apoio da Fapeg aponta contaminação por microplásticos em 709 das 1.024 praias brasileiras analisadas (Foto: Fapeg)
O maior levantamento já realizado sobre microplásticos nas praias brasileiras revela que sete em cada dez praias apresentam contaminação por essas partículas, invisíveis a olho nu e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. A pesquisa integra o Projeto MicroMar, conduzido pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, com apoio da Fapeg.
Publicado na revista internacional Environmental Research, o estudo analisou 1.024 praias em 211 municípios ao longo de 7.500 quilômetros de litoral entre abril de 2023 e abril de 2024. Dos locais avaliados, 709 apresentaram microplásticos, provenientes de embalagens, tecidos sintéticos, produtos domésticos e materiais de pesca.
Coordenado pelo professor Guilherme Malafaia, o projeto reuniu mais de 100 pesquisadores e técnicos de universidades federais, estaduais e centros de pesquisa públicos e privados, mostrando que Goiás, mesmo sem litoral, lidera pesquisas de impacto global na área ambiental.
O doutorando Thiarlen Marinho da Luz, bolsista da Fapeg, destaca a importância do investimento em jovens pesquisadores, com bolsas de até R$ 7 mil mensais por três anos, para enfrentar desafios ambientais de escala global.
Os resultados do MicroMar fornecem subsídios para políticas públicas, alinhadas à Estratégia Nacional Oceano sem Plástico e projetos de lei que restringem plásticos descartáveis e promovem economia circular.
Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, o estudo evidencia como a ciência goiana contribui para soluções ambientais que beneficiam todo o país, com tecnologia, serviços e políticas públicas mais efetivas.
Além do artigo científico, o projeto prepara um relatório técnico para órgãos ambientais, com o objetivo de consolidar um banco de dados nacional sobre microplásticos e aproximar ciência, governo e sociedade.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
31/10/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
31/10/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
31/10/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.