Imagem: freepik
Começou neste domingo (01), a campanha Setembro Amarelo, voltado para os cuidados com a saúde mental e também na prevenção ao Suicídio.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), divulga a importância de debater o assunto no âmbito da saúde com a promoção de materiais que auxiliem as pessoas a buscarem ajuda e também a identificar os sinais para ajuda alguém que precise.
Neste ano o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, fora os episódios subnotificados. No Brasil os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Segundo a OMS, praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
“É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, destaca a ABP.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.