Imagem: TSE
O disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o SOS Voto, está no ar. A plataforma nasceu visando receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoras nas redes sociais. O acesso é gratuito e está disponível em todo território nacional, funcionando de segunda a sexta, das 8h Às 20h e no sábado das 9h às 17h, através do número de telefone 1491.
A ferramenta tem capacidade de atender até mil ligações diariamente e é uma iniciativa inédita do Tribunal Superior Eleitoral idealizada pela presidente e ministra Cármen Lúcia com o intuito de promover um processo mais transparente e ágil no combate a desinformação.
Os colaboradores do TSE foram treinados para receber as denúncias. Eles devem receber e encaminhar as informações feitas pelo telefone orientando o cidadão sobre os fatos relatados.
Se for contatado que os fatos são válidos, as denúncias serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal regional eleitoral (TRE) ou ao juiz eleitoral responsável.
*Com informações do TSE
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
12/08/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.