Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (20), em Brasília, que a rede social X (antigo Twitter) efetue o pagamento imediato da multa de R$ 8,1 milhões, aplicada contra a empresa em outubro de 2023.
A penalidade foi imposta após a plataforma descumprir uma ordem judicial para remover o perfil do blogueiro Allan dos Santos, envolvido na divulgação de conversas falsas atribuídas a uma jornalista. Embora a conta tenha sido posteriormente suspensa, a empresa não forneceu as informações cadastrais do perfil, alegando que não mantém esses dados. O X recorreu da decisão, mas os recursos foram rejeitados por Moraes.
Diante da indicação de que a rede social realizará o pagamento, o ministro forneceu os dados bancários para o depósito do valor. "Intime-se a empresa X Brasil Internet LTDA, por meio de seus advogados regularmente constituídos, para que efetue o imediato pagamento integral da multa imposta em razão do descumprimento das decisões judiciais, no valor de R$ 8.100.000,00", determinou.
A decisão ocorre em um momento de embates jurídicos envolvendo Moraes e a moderação de conteúdos nas redes sociais. O grupo de mídia do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com ação na Justiça norte-americana acusando o ministro de censura e de suspender perfis de usuários nas plataformas digitais.
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
21/02/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.