© Carolina Antunes/PR
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado. A decisão histórica é a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por golpe de Estado.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, aplicou a pena levando em conta agravantes, como o comando da organização criminosa, e atenuantes, devido à idade do ex-presidente. Ele foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux, que havia votado pela absolvição, não participou da definição da pena.
Além da prisão, Bolsonaro foi condenado ao pagamento de 124 dias-multa, com o valor de dois salários mínimos por dia-multa, corrigido pela inflação vigente. Inicialmente, Moraes havia sugerido um salário mínimo, mas o ministro Flávio Dino ressaltou o elevado poder aquisitivo do ex-presidente, aumentando o valor.
Os crimes pelos quais Bolsonaro foi condenado são:
Organização criminosa armada
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Golpe de Estado
Dano qualificado pela violência e grave ameaça (exceto Alexandre Ramagem)
Deterioração de patrimônio tombado (exceto Alexandre Ramagem)
Apesar da fixação da pena, a prisão não ocorrerá imediatamente. A execução só poderá ocorrer após o trânsito em julgado, quando todas as possibilidades de recurso forem esgotadas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
11/09/2025
Réveillon 2026: descubra a cor ideal para usar na virada, segundo a numerologia
Cada número do ano pessoal carrega uma energia específica que pode influenciar decisões, desafios e oportunidades ao longo de 2026.