Foto: Agência Brasil
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da validade dos decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que restringem o acesso a armas de fogo no país. As normas foram publicadas no primeiro dia do atual mandato e reverteram medidas de flexibilização adotadas durante o governo anterior.
O julgamento ocorre no plenário virtual e está previsto para ser encerrado na noite desta terça-feira (24). Até o momento, oito ministros já se posicionaram pela legalidade dos decretos: Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça — número suficiente para formar maioria.
A análise se dá no âmbito de uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) em fevereiro de 2023, após diversas ações judiciais questionarem os decretos.
As medidas em vigor suspenderam registros para compra e transferência de armas de uso restrito por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), limitaram a quantidade de armas e munições permitidas e barraram novos registros para CACs, clubes e escolas de tiro. Além disso, centralizaram na Polícia Federal o controle dos cadastros de armas.
O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, destacou em seu voto o aumento expressivo de armamentos em circulação entre 2018 e 2022, período em que o número de armas nas mãos de CACs saltou de 350 mil para mais de 1 milhão. Para o ministro, os decretos de Lula têm o objetivo legítimo de restaurar o controle previsto no Estatuto do Desarmamento.
Segundo Gilmar Mendes, as normas “se mostram plenamente idôneas e apropriadas” para fortalecer a regulação sobre a circulação de armas no Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
26/06/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.