Foto: Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira (26), a partir das 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por envolvimento em uma trama golpista vão se tornar réus em uma ação penal.
A análise será feita pela Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros: Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin (presidente do colegiado), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se a denúncia for aceita, os acusados passarão a responder a processo criminal, que poderá resultar em condenação ou absolvição.
Esses nomes compõem o chamado "núcleo 1" da denúncia apresentada em fevereiro pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sob o comando do procurador Paulo Gonet.
Segundo a PGR, Bolsonaro teria liderado uma organização criminosa formada por militares e aliados civis para tentar abolir o Estado Democrático de Direito, entre julho de 2021 e janeiro de 2023. A denúncia aponta que o grupo tinha conhecimento e envolvimento em planos como o "Punhal Verde Amarelo", que previa atentados contra o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.
Os acusados respondem pelos seguintes crimes:
A pena máxima ultrapassa 30 anos de prisão.
A sessão pode se estender até quarta-feira (27), se necessário.
Os advogados de Jair Bolsonaro pediram a anulação da delação de Mauro Cid e o afastamento dos ministros Moraes, Zanin e Dino do caso. Também alegaram cerceamento de defesa e defenderam que o julgamento ocorra no plenário, e não na turma.
Além do núcleo 1, o STF ainda vai analisar, nas próximas semanas, se os outros 26 denunciados, divididos em núcleos 2, 3 e 4, também virarão réus.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
25/03/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
25/03/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
25/03/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
25/03/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.