STJ ANALISA CRIAÇÃO DE NOVA REGRA SOBRE COBRANÇA DE DÍVIDAS VENCIDAS HÁ MAIS DE CINCO ANOS

POR | 11/09/2024
STJ ANALISA CRIAÇÃO DE NOVA REGRA SOBRE COBRANÇA DE DÍVIDAS VENCIDAS HÁ MAIS DE CINCO ANOS

Imagem: reprodução

O

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), deve definir uma nova regra em relação à negociação de dívidas prescritas - vencidas há mais de cinco anos - após congelar milhões de processos judiciais contra empresas que lidam com créditos vencidos no Brasil.

 

Atualmente, a legislação proíbe a cobrança judicial de dívidas prescritas, mas há incertezas quanto à cobrança extrajudicial, que é interpretada de maneiras diferentes pelos tribunais. O crescimento das plataformas digitais de negociação de dívidas tem intensificado o número de ações judiciais, com consumidores alegando que estão sendo cobrados por dívidas já prescritas.Agora com o número expressivo de manifestações o STJ pode tomar uma decisão unificada sobre a cobrança extrajudicial dessas dívidas.

 

Enquanto as plataformas argumentam que apenas informam a existência dessas dívidas prescritas, sem efetuar cobranças diretas e sem impacto no score de crédito dos consumidores, as ações judiciais continuam a crescer. A situação ganhou destaque quando a 3ª Turma do STJ decidiu, no ano passado, que a cobrança extrajudicial de dívidas prescritas era imprópria, mas permitiu a manutenção do nome dos devedores nas plataformas.

 

Este ano, o STJ reforçou que a prescrição da dívida não exige a retirada dos nomes dos devedores das plataformas de negociação. No entanto, o número de processos continua aumentando, levando o tribunal a congelar esses casos.

 

Com informações Jornal Opção 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES