Foto: Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para fortes chuvas que atingem partes das regiões Sudeste e Centro-Oeste na manhã desta quarta-feira, 16 de abril. O aviso começou a valer à meia-noite e segue até o meio-dia, mas pode ser prorrogado ao longo do dia, caso as condições climáticas se intensifiquem.
Segundo o Inmet, são esperadas chuvas de até 60 milímetros por hora e ventos com rajadas que podem chegar a 100 km/h. Esses fenômenos aumentam o risco de alagamentos, quedas de galhos e árvores, além de possíveis cortes no fornecimento de energia elétrica. Os estados que podem ser afetados são Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo este último o mais impactado, conforme indica o gráfico divulgado pelo instituto.
Ao todo, 755 municípios estão sob risco de temporais nesta manhã. Diante do cenário, o Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres ou postes de transmissão de energia. O órgão meteorológico classifica os alertas em três níveis de severidade: amarelo, que indica perigo potencial; laranja, que representa perigo; e vermelho, que aponta grande perigo.
A população deve permanecer atenta às atualizações do Inmet e adotar medidas de precaução para evitar acidentes.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
16/04/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
16/04/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
16/04/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
16/04/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.