Imagem: reprodução/TSE
Cerca de um milhão de eleitores não votaram no primeiro turno das eleições municipais em Goiás. Para o advogado eleitoralista Leon Safatle, especialista na área, o número de abstenções coloca em evidência a necessidade de conscientização sobre a importância da regularização eleitoral.
O prazo para justificar a ausência e regularizar a situação eleitoral é até esta quinta-feira (05), têm até esta quinta-feira, 5. Após o prazo o cidadão estará sujeito a uma série de sanções previstas pela Justiça Eleitoral.
A multa por não votar e não justificar a ausência varia de 3% a 10% do salário mínimo, mas as consequências não param por aí.
Segundo o advogado, o eleitor poderá enfrentar restrições ainda mais sérias, como a impossibilidade de se inscrever em concursos públicos, de obter passaporte e carteira de identidade, além da proibição de participar de licitações públicas. Essas sanções tornam a regularização uma prioridade para quem deseja manter seus direitos civis e participar ativamente da sociedade.
Com informações Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
05/12/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.