Brasil

TJ condena Luciano Hang a indenizar Lula por mensagens ofensivas

POR Redação | 07/11/2025
TJ condena Luciano Hang a indenizar Lula por mensagens ofensivas

Divulgação

O

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu condenar o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, a pagar R$ 33.333,33 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por danos morais.

 

A ação judicial se refere a mensagens exibidas em faixas suspensas em aviões patrocinados por Hang durante a temporada de verão 2019/2020 em praias catarinenses, com textos que o então reclamante considerou ofensivos.

 

Embora o caso tenha sido inicialmente julgado improcedente em primeira instância, o recurso analisado pelo desembargador Flavio Andre Paz de Brum entendeu que alguns termos utilizados, como “cachaceiro”, tiveram caráter pejorativo e tinham intenção de depreciar a imagem do presidente, configurando um ataque à honra e não apenas exercício da liberdade de expressão.

 

O magistrado reforçou que, mesmo sendo figura pública, Lula não está imune a ofensas e que a responsabilização serve também para afirmar o princípio de que a liberdade de expressão não pode ser usada para discurso de ódio, humilhação pública ou desprezo à dignidade humana.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES