Divulgação
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu condenar o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, a pagar R$ 33.333,33 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por danos morais.
A ação judicial se refere a mensagens exibidas em faixas suspensas em aviões patrocinados por Hang durante a temporada de verão 2019/2020 em praias catarinenses, com textos que o então reclamante considerou ofensivos.
Embora o caso tenha sido inicialmente julgado improcedente em primeira instância, o recurso analisado pelo desembargador Flavio Andre Paz de Brum entendeu que alguns termos utilizados, como “cachaceiro”, tiveram caráter pejorativo e tinham intenção de depreciar a imagem do presidente, configurando um ataque à honra e não apenas exercício da liberdade de expressão.
O magistrado reforçou que, mesmo sendo figura pública, Lula não está imune a ofensas e que a responsabilização serve também para afirmar o princípio de que a liberdade de expressão não pode ser usada para discurso de ódio, humilhação pública ou desprezo à dignidade humana.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
07/11/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.