Imagem: TSE
Até a tarde deste domingo (15), a Justiça Eleitoral, já havia recebido mais de 38,9 mil denúncias relativas à propaganda política para as eleições municipais de 2024. Considerando que mais de mil notificações são registradas diariamente, o número deve ultrapassar a marca de 40 mil ainda no início desta semana.
As denúncias têm como alvo principal concorrentes ao cargo de vereador, somando mais de 20 mil pedidos de apuração de irregularidade. Já as campanhas para prefeito acumulam mais de 10 mil relatos de irregularidades.
O estado de São Paulo ocupa a primeira colocação com mais de 7,5 mil casos. Na sequência está Minas Gerais com quase 5 mil ocorrências. Na outra ponta aparecem Roraima e Amapá com 26 e 49 notificações respectivamente.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 11% das irregularidades se referem à campanha digital, realizada em ambientes online, como redes sociais. O restante aparece classificado como “outros” nas estatísticas.
As denúncias foram recebidas por meio do aplicativo Pardal, desenvolvido exclusivamente para o relato de irregularidades na propaganda eleitoral. A ferramenta está disponível gratuitamente para celulares. No site do TSE e na própria plataforma é possível acessar a lista de proibições de maneira rápida e simples.
Com informações TSE e BDF
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
16/09/2024
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
16/09/2024
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
16/09/2024
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
16/09/2024
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.