Divulgação
Pesquisadores e estudantes do Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Goiás (CEIA), da Universidade Federal de Goiás (UFG), anunciaram o desenvolvimento de um modelo de IA adaptado totalmente ao português brasileiro. Batizado de GAIA, o projeto foi apresentado publicamente por Matt Velloso, vice-presidente de Inteligência Artificial do Google DeepMind, durante o evento Google for Brasil, o maior da empresa no país. As informações são do G1.
A GAIA foi construída a partir da base da IA Gemma, desenvolvida pelo Google, mas com uma diferenciação essencial: foi otimizada para compreender e processar a linguagem portuguesa com maior profundidade semântica. “Ela faz tudo que outras IAs fazem, mas com mais informação contextual do português brasileiro”, explicou o professor Celso Camilo, do CEIA.
O estudante de IA da UFG, Artur Matos, também envolvido no projeto, reforçou o impacto do modelo: “A gente tenta sempre impactar a vida das pessoas, então ver o potencial de impacto que este projeto tem é muito legal”.
A ferramenta já está sendo utilizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), auxiliando auditores na identificação de processos e peças similares durante fiscalizações. “A GAIA ajuda a localizar rapidamente processos com a mesma temática, o que otimiza o trabalho técnico e beneficia diretamente a sociedade”, explicou Maurício Barros, chefe de Serviço de Inteligência Artificial do TCE-GO.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
21/06/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.