Foto: Agência Brasil
Termina nesta sexta-feira (2), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. O período foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril e o pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, com login no portal Gov.br.
Além disso, candidatos que obtiveram isenção no Enem 2024, mas faltaram às provas, também precisam justificar a ausência até o fim do dia para voltar a ter direito à gratuidade. A justificativa deve ser feita no mesmo site.
Quem pode pedir isenção?
Têm direito à isenção da taxa de inscrição:
Justificativas aceitas para faltas no Enem 2024
Quem faltou à prova do Enem 2024 e quer isenção novamente deve apresentar uma justificativa válida, como:
Essas situações devem ter ocorrido nos dias do exame (3 ou 10 de novembro) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024).
Próximas datas
Mesmo com a isenção aprovada, o estudante deverá se inscrever normalmente no Enem 2025 quando o edital for divulgado. Quem não obtiver a isenção ou não apresentar recurso terá que pagar a taxa, cujo valor ainda não foi confirmado. Em 2024, ela foi de R$ 85.
Em 2024, 63,6% dos inscritos foram isentos da taxa entre os 4,3 milhões de participantes confirmados.
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Ex-panicat foi levada ao 1º DP após causar tumulto em loja e resistir à abordagem; caso reacende atenção sobre reincidência.