Brasil

Uso de preservativos cai entre jovens e preocupa especialistas em saúde sexual

POR Redação | 26/10/2025
Uso de preservativos cai entre jovens e preocupa especialistas em saúde sexual

Canva

A

Apesar dos avanços tecnológicos no campo da saúde sexual, o preservativo continua sendo, em 2025, o método contraceptivo mais acessível e eficaz do mercado. No entanto, entre os jovens da geração Z, o uso do item tem diminuído de forma preocupante, segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

A entidade identificou uma queda constante no uso de preservativos entre adolescentes sexualmente ativos em todo o mundo. O levantamento mais recente da empresa sueca de bem-estar sexual LELO reforça essa tendência. A marca entrevistou seis mil pessoas de diferentes faixas etárias — da geração X à Z — e constatou que apenas 30% afirmam usar preservativos em todas as relações, enquanto 17% dizem utilizá-los na maior parte do tempo, mesmo com parceiros fixos.

 

O estudo revelou ainda que 17% dos participantes diminuíram o uso de preservativos nos últimos cinco anos, enquanto 15% aumentaram o uso e 40% mantiveram o mesmo padrão. Um dado alarmante é que 8% dos entrevistados nunca utilizaram preservativo.

 

Entre os principais motivos apontados para o uso estão a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (38%) e a evitação de gestações indesejadas (34%). Outros 6% afirmaram usar o item apenas porque o parceiro solicitou.

 

A pesquisa também mostra que 32% dos entrevistados veriam de forma positiva o parceiro que leva o preservativo para a relação, entendendo como um gesto de cuidado. Por outro lado, 12% afirmam que isso despertaria desconfiança sobre o histórico sexual do parceiro.

 

Outro ponto levantado é a percepção negativa de parte dos jovens em relação ao uso do preservativo. Cerca de 37% acreditam que o ato s3xu4l sem o item é mais prazeroso, e 16% dizem que o tempo gasto para colocá-lo atrapalha o clima.

 

Especialistas alertam que o declínio no uso de preservativos pode ter impacto direto no aumento de infecções sexualmente transmissíveis e gravidezes não planejadas, destacando a importância da educação sexual e da conscientização contínua entre as novas gerações.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 26/10/2025 Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna

Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento

Brasil 26/10/2025 Rancore apresenta músicas novas e clássicos no Festival Vale Punk em São José dos Campos

Banda apresentou músicas inéditas e clássicos, marcou a despedida do festival e confirmou próximo álbum.

Brasil 26/10/2025 Senado aprova isenção de tributos para doação de medicamentos

Texto ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados

Brasil 26/10/2025 Gastos de gabinete de Carla Zambelli voltam a subir após licença

Deputada do PL, presa na Itália, registrou aumento de despesas em setembro depois de três meses em queda

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES