© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan segue em fase de análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa do Ministério da Saúde é de que o imunizante seja aprovado até o fim de 2025 e esteja disponível no início de 2026, integrando o calendário nacional de vacinação.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, a Anvisa continua fazendo exigências técnicas, e o instituto tem respondido com dados complementares. O processo de aprovação segue dentro do cronograma previsto.
Apesar da queda expressiva de casos e óbitos em 2025 — com redução de mais de 70% e 80%, respectivamente, em relação a 2024 —, o governo está reforçando ações de prevenção. O estado de São Paulo concentrou a maior parte dos registros este ano.
O ministério anunciou que os próximos meses serão dedicados à preparação para o próximo ciclo de transmissão, que se intensifica entre janeiro e maio. Além da vacina, campanhas educativas e ações de controle do mosquito Aedes aegypti também serão intensificadas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.
Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.
Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação
Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco