© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan segue em fase de análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa do Ministério da Saúde é de que o imunizante seja aprovado até o fim de 2025 e esteja disponível no início de 2026, integrando o calendário nacional de vacinação.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, a Anvisa continua fazendo exigências técnicas, e o instituto tem respondido com dados complementares. O processo de aprovação segue dentro do cronograma previsto.
Apesar da queda expressiva de casos e óbitos em 2025 — com redução de mais de 70% e 80%, respectivamente, em relação a 2024 —, o governo está reforçando ações de prevenção. O estado de São Paulo concentrou a maior parte dos registros este ano.
O ministério anunciou que os próximos meses serão dedicados à preparação para o próximo ciclo de transmissão, que se intensifica entre janeiro e maio. Além da vacina, campanhas educativas e ações de controle do mosquito Aedes aegypti também serão intensificadas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
26/06/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.