O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger o novo papa começará na próxima quarta-feira (7), após a morte do papa Francisco. A eleição reunirá 135 cardeais com menos de 80 anos, aptos a escolher o próximo líder da Igreja Católica.
A decisão foi tomada durante uma reunião fechada de cardeais, realizada após o funeral de Francisco no sábado (26).
Como será o processo de escolha
O conclave começa com uma missa especial na Basílica de São Pedro. Em seguida, os cardeais seguem até a Capela Sistina para iniciar a votação, que ocorre em sigilo absoluto. A capela é cuidadosamente inspecionada para evitar qualquer tipo de gravação ou espionagem, e qualquer quebra de confidencialidade pode resultar em excomunhão.
Cada cardeal recebe uma cédula, onde deve escrever o nome de seu escolhido sob a frase em latim "Eligo in Summum Pontificem" (“Eu elejo como pontífice supremo”). O voto é secreto e cardeais não podem votar em si próprios.
As cédulas são depositadas em um cálice, e os votos são contados. Para ser eleito, um candidato precisa receber dois terços dos votos.
Ritmo do conclave
O primeiro dia será dedicado a missas e orações, podendo haver uma votação ainda à tarde. Se nenhum nome alcançar os votos necessários, serão realizadas até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde. Após três dias sem definição, haverá uma pausa para oração e reflexão, antes de novas rodadas de votação.
Historicamente, nenhum dos últimos 11 conclaves durou mais de quatro dias, segundo a diocese de Providence, nos Estados Unidos.
Sinal da escolha: fumaça branca
A tradicional fumaça que sai do telhado da Capela Sistina sinaliza o andamento da eleição: preta indica que ainda não há papa; branca anuncia a escolha do novo pontífice. As cédulas são queimadas após cada rodada de votação para gerar a fumaça.
Após a confirmação, o novo papa é apresentado na sacada da Basílica de São Pedro cerca de 30 a 60 minutos depois, onde faz sua primeira oração pública. A cerimônia formal de posse ocorre dias depois, também na Catedral de São Pedro.
Com informações de CNN Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Dupla resgata grandes clássicos sertanejos na apresentação que acontece no Dia do Trabalhador