Foto: Freepik
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta sexta-feira (16) o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil. O foco foi identificado em um matrizeiro no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Essa é a primeira vez que o vírus é registrado em um sistema de avicultura comercial no país. Até então, casos da doença no Brasil eram restritos a aves silvestres. A IAAP já circula em países da Ásia, África e norte da Europa.
Apesar da gravidade da situação, o Mapa reforça que não há risco no consumo de carne de aves ou ovos, e que o risco de infecção humana é baixo, afetando principalmente pessoas com contato direto e frequente com aves contaminadas.
As autoridades iniciaram imediatamente as ações de contenção e erradicação previstas no Plano Nacional de Contingência. O objetivo é controlar a doença, proteger a produção avícola e garantir a segurança alimentar da população.
O governo federal já notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e Meio Ambiente, os parceiros comerciais do Brasil, além dos setores produtivos envolvidos.
Com informações de CNN Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
16/05/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.