Foto: Rduch Bells & Clocks
O sino gigante Vox Patris, que significa "Voz do Pai", inicia nesta semana sua jornada de mais de 10 mil quilômetros da Polônia até a Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Com 4 metros de altura e 55 toneladas, ele será um dos maiores sinos religiosos do Brasil.
A entrega oficial ocorrerá no próximo domingo (23 de março) na Polônia, em um evento especial da fabricante. No dia seguinte, o sino será transportado por quatro dias até o porto de Gdańsk, de onde partirá de navio para o Brasil no dia 5 de abril, com chegada prevista ao porto de Santos, em São Paulo, em 10 de maio.
Após desembarcar no Brasil, o Vox Patris percorrerá diversas cidades antes de chegar a Trindade. Durante o trajeto, o sino será o centro de celebrações religiosas em importantes marcos do país:
📍 Santos (SP) – Primeira missa entre os dias 11 e 14 de maio.
📍 Belo Horizonte (MG) – Celebração no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, de 17 a 20 de maio.
📍 Brasília (DF) – Missa especial na Praça dos Três Poderes, entre 21 e 24 de maio.
📍 Trindade (GO) – Entrega oficial e última celebração na Basílica do Divino Pai Eterno, entre 26 e 28 de maio.
A nova Basílica do Divino Pai Eterno, em construção desde 2012, foi projetada especialmente para receber o Vox Patris. Segundo o engenheiro Kléssio Gonçalves, o sino exigiu um concreto especial de alto desempenho, capaz de suportar sua vibração intensa.
Além disso, o espaço onde o sino será instalado dará origem ao Museu Vox Patris, que contará com recursos multimídia para contar a história da Festa do Divino Pai Eterno e a trajetória do sino. Como parte do projeto, um sino de LED será instalado na basílica atual, projetando mensagens de esperança enviadas pelos fiéis ao longo da peregrinação.
Com sua chegada, o Vox Patris reforça a grandiosidade da devoção ao Divino Pai Eterno, tornando-se um marco histórico para os fiéis e para a cidade de Trindade.
Com informações de G1 Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, médico cardiologista cooperado da Unimed Goiânia alerta para os riscos