Divulgação
O advogado e capoeirista Jales Java dos Santos Lacerda Caliman chamou a atenção nas redes sociais ao realizar uma manifestação incomum durante um julgamento em Goiânia. No vídeo que viralizou, ele recita uma poesia e executa movimentos da capoeira enquanto se defende em processo no qual é acusado por ter se recusado a usar máscara durante a pandemia de Covid-19.
A audiência ocorreu na terça-feira (15). Durante a sessão, Caliman destacou a capoeira como símbolo de resistência e relacionou seus movimentos a superar dificuldades, enfatizando que, mesmo diante de obstáculos, é preciso se reerguer.
A presidência da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) reconheceu o direito do advogado à livre manifestação e afirmou que sua conduta não ofendeu o Poder Judiciário. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também manifestou apoio, destacando que o ato reforça a atuação plena da advocacia e estimula o debate no julgamento.
O processo envolve acusações contra Caliman por recusa ao uso de máscara em Unidade de Pronto Atendimento durante a pandemia, além de ameaça, desacato, infração de medida sanitária e porte de drogas para uso pessoal, ocorridos em 2021 no município de Ceres.
Representando a si mesmo, o advogado pediu a exclusão da ação penal, alegando ilegalidade na prisão em flagrante e ausência de representante da OAB no procedimento. Ele também denunciou perseguições e ameaças ligadas a interesses políticos e econômicos locais. O pedido de habeas corpus foi negado pelo juiz responsável.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
PRF apura ocorrência e reforça ações para coibir disputas ilegais na rodovia que liga o Entorno ao Distrito Federal
Método Wolbachia será adotado em Valparaíso e Luziânia no segundo semestre; estado já registra mais de 120 mil casos de dengue em 2025
Obras de Ivaan Hansen chegam ao Shopping Bougainville em uma noite imersiva de arte, poesia e música. Sarau acontece no dia 18
Imagem registrada em Castrinópolis, distrito de Rialma, gerou elogios ao agro e despertou sentimento de saudade do campo