Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O governo federal tem acelerado a liberação de emendas individuais de transferência especial nos últimos dias antes do prazo final para recebimento de recursos pelos municípios, que se encerra nesta sexta-feira (05). A bancada de deputados federais e senadores de Goiás conseguiu empenhar 87% do total de emendas pix apresentadas no orçamento deste ano, com oito parlamentares atingindo 100% das indicações feitas.
Entre os parlamentares que tiveram todas as suas emendas pix empenhadas estão tanto membros da base aliada quanto da oposição ao governo federal. No entanto, os menores índices de cumprimento foram observados entre os três deputados federais do PL. Daniel Agrobom teve 61,5% das emendas assinadas, Professor Alcides alcançou 60,3%, e Gustavo Gayer teve 55% das emendas empenhadas. Professor Alcides, por sua vez, nega que haja um critério político na liberação das emendas e confia que todas serão pagas até o fim do ano. “Acredito na seriedade dos gestores municipais na aplicação do dinheiro”, afirmou.
As deputadas Lêda Borges (PSDB), Magda Mofatto (PL), e Silvye Alves (UB), juntamente com os deputados Jeferson Rodrigues (Republicanos), Glaustin da Fokus (Podemos), Rubens Otoni (PT), e Ismael Alexandrino (PSD), obtiveram 100% de atendimento nas suas emendas.
Criadas em 2019, as emendas pix são destinadas à transferência impositiva de recursos da União para estados e municípios, sem destinação específica ou necessidade de projeto. Os deputados goianos indicaram um total de R$ 240,5 milhões em emendas, com um empenho de 89,6% até esta quarta-feira (03). Já os senadores de Goiás têm emendas que totalizam R$ 67,4 milhões, com um atendimento de 79,5%.
Fonte: O Popular
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Empresa descumpriu recomendações de saúde pública e expôs população a aglomerações no transporte coletivo.
Sobrinha da vítima e namorado foram localizados em São Paulo; crime chocou moradores de Valparaíso de Goiás.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem