O Brasil registrou ao menos 1.470 feminicídios em 2025, o maior número desde que o crime passou a ser tipificado em lei, em 2015. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública e apontam um novo recorde histórico, superando as 1.459 ocorrências contabilizadas em 2024.
No ranking nacional, Goiás aparece entre os dez estados com mais casos, com 54 mortes registradas ao longo do ano. Desde a criação da tipificação do feminicídio, 13.448 mulheres foram assassinadas no país em contextos de violência doméstica, familiar ou motivados por misoginia.
Mesmo com o número já considerado recorde, os dados de 2025 ainda podem crescer. Isso porque Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não haviam enviado, até o fechamento do levantamento, as informações referentes ao mês de dezembro. Ainda assim, o total atual representa uma média de quatro mulheres assassinadas por dia no Brasil por razões de gênero.
Com 54 feminicídios contabilizados, Goiás ocupa uma posição negativa no cenário nacional, figurando entre os estados com maior número absoluto de casos em 2025.
O levantamento aponta que 15 estados registraram aumento no número de feminicídios entre 2024 e 2025, com as maiores altas percentuais concentradas nas regiões Norte e Nordeste. Em contrapartida, 11 estados conseguiram reduzir os registros no período analisado.
A Lei do Feminicídio, em vigor desde março de 2015, alterou o Código Penal brasileiro para enquadrar como feminicídio o assassinato de mulheres em situações de violência doméstica, familiar ou por menosprezo à condição feminina.
Em 2024, a legislação foi endurecida: o feminicídio deixou de ser apenas uma qualificadora do homicídio e passou a ser crime autônomo, com penas que variam de 20 a 40 anos de prisão.
Com a aplicação de agravantes, a pena pode alcançar até 60 anos de reclusão, tornando o feminicídio o crime com a maior punição prevista atualmente no país. O chamado Pacote Antifeminicídio também promoveu alterações na Lei Maria da Penha, no Código de Processo Penal e na Lei de Execução Penal, ampliando mecanismos de proteção às mulheres.
O Brasil passará a ter, oficialmente, o Dia Nacional de Luto e de Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio, celebrado em 17 de outubro. A data busca reforçar a conscientização e o enfrentamento à violência de gênero em todo o país.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
21/01/2026
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
21/01/2026
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
21/01/2026
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
21/01/2026
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados