CAIADO CRITICA DECRETO SOBRE AÇÕES POLICIAIS E ACUSA GOVERNO FEDERAL DE FAVORECER O CRIME

POR | 26/12/2024
CAIADO CRITICA DECRETO SOBRE AÇÕES POLICIAIS E ACUSA GOVERNO FEDERAL DE FAVORECER O CRIME

Imagem: reprodução

E

Em uma publicação feita nesta terça-feira (24) no X (antigo Twitter), o governador Ronaldo Caiado criticou duramente um decreto do Governo Federal que, segundo ele, restringe a atuação de profissionais da segurança pública. Caiado classificou a medida como um “modelo PT-venezuelano” que daria “mais liberdade de atuação” ao crime organizado.

 

“O crime organizado celebra hoje o grande presente de Natal recebido do presidente Lula: um decreto que lhes garante mais liberdade de ação e promove o engessamento das forças policiais. É o modelo PT-venezuelano, que parece querer incendiar o país”, escreveu o governador.

 

Caiado também acusou o governo de adotar uma postura coercitiva em relação aos estados: “O decreto impõe aos estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário. Trata-se de uma chantagem explícita contra os estados, que acaba favorecendo a criminalidade”, completou.

 

O decreto, publicado pelo Ministério da Justiça no mesmo dia, tem como objetivo disciplinar o uso da força pelas polícias, incluindo o emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo. As diretrizes determinam que os agentes de segurança atuem de forma não discriminatória e utilizem armas de fogo apenas como último recurso.

 

Entre as regras estabelecidas, está a proibição do uso de arma de fogo contra pessoas desarmadas em fuga ou que não apresentem risco imediato de morte ou lesão aos policiais. O texto também restringe o uso de armas em situações de desobediência a bloqueios policiais por veículos, salvo em casos que representem ameaça de morte ou lesão grave.

 

Com iformações CNN Brasil 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 26/12/2024 Goiânia pode quadruplicar rede de transporte rápido até 2054, aponta estudo

Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.

Goiás 26/12/2024 Mais de 2 mil bebês nascem sem o nome do pai em Goiás e mutirão busca garantir reconhecimento familiar

Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade

Goiás 26/12/2024 Débitos negociados de ICMS, IPVA e ITCD vencem na sexta-feira

Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual

Goiás 26/12/2024 Goiânia terá colônia de férias gratuita em frente ao Parque Areião no próximo sábado

Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES