Pexels
A capital goiana foi destaque nacional no quesito arborização urbana, conforme revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com dados do Censo 2022, Goiânia é a segunda capital do Brasil com maior índice de calçadas com árvores, atrás apenas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O estudo mostra que 89,6% dos domicílios da capital goiana estão em áreas onde as calçadas, sejam em avenidas, praças ou ruas residenciais, possuem ao menos uma árvore. A pesquisa, no entanto, considera exclusivamente vias públicas, não incluindo parques ou reservas ambientais.
Além da arborização, o levantamento avaliou outros elementos da infraestrutura urbana, como iluminação, pavimentação, acessibilidade e sinalização para ciclistas — áreas em que Goiânia também apresentou desempenho positivo.
No cenário nacional, mais de 66% da população vive em ruas com algum nível de arborização. Contudo, enquanto 32,1% moram em locais com cinco ou mais árvores nas calçadas, outros 33,7% vivem em vias sem nenhuma.
No ranking por estados, o Mato Grosso do Sul lidera com 92,4% das vias arborizadas. Goiás aparece com 81,9%, ao lado do Distrito Federal (84,2%) e Mato Grosso (80,9%), todos com índices superiores à média nacional. Já os menores percentuais se concentram na Região Norte, como no Acre e Amazonas, com apenas 42,1%.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Empresa descumpriu recomendações de saúde pública e expôs população a aglomerações no transporte coletivo.
Sobrinha da vítima e namorado foram localizados em São Paulo; crime chocou moradores de Valparaíso de Goiás.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem