Batiza informalmente de 'Gruta do Vale', caverna fica entre Posse e Guarani de Goiás, no nordeste goiano Foto: Arquivo pessoal/Rafael Sant'Ana
Uma caverna até então desconhecida foi localizada no nordeste de Goiás e pode se tornar um novo atrativo para o turismo de aventura no estado. A formação natural surgiu em meio à vegetação densa do Vale do Rio Água Quente, entre os municípios de Posse e Guarani de Goiás, a cerca de 40 quilômetros da divisa com a Bahia. As informações são do G1.
A descoberta ocorreu no dia 15 de janeiro, após três anos de estudos e observações da área. O sargento do Corpo de Bombeiros Militar e condutor turístico Rafael Sant’Ana, de 42 anos, liderou a expedição ao lado do explorador Soli Trindade e do fotógrafo William Magalhães.
Segundo Rafael, a suspeita da existência da caverna começou em 2023, quando o grupo visitava uma cachoeira da região e identificou, à distância, uma fratura na rocha por meio de uma câmera com lente de longo alcance. A partir disso, os exploradores analisaram o entorno, obtiveram autorização do proprietário da terra e passaram a mapear o local com equipamentos mais adequados, incluindo drones de alta resolução.
A equipe conseguiu chegar a uma distância aproximada de 20 a 30 metros da entrada da caverna, mas não realizou a entrada por falta de equipamentos específicos para uma exploração segura. A região é marcada por vegetação extremamente fechada e relevo íngreme, o que dificultou o acesso.
A expectativa do grupo é entrar na caverna ainda na última semana de janeiro. Rafael afirma que não há registros de exploração anterior, já que não foi encontrada identificação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), órgão ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nem relatos de moradores ou proprietários da área.
O Cecav é responsável pela pesquisa, proteção e manejo das cavernas no Brasil. De acordo com o coordenador do órgão, Jocy Cruz, qualquer pessoa pode cadastrar uma caverna no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie), desde que apresente os dados mínimos exigidos. Atualmente, o Brasil possui cerca de 30.360 cavernas registradas.
Após a entrada e o levantamento completo da área, a intenção de Rafael é formalizar o cadastro da caverna, que recebeu o nome informal de “Gruta do Vale”. A escolha do nome segue diretrizes da Sociedade Brasileira de Espeleologia, que recomenda referências ao local ou a características geográficas da região.
Com mais de uma década de atuação no Parque Terra Ronca, Rafael destaca o potencial turístico ainda pouco explorado de Posse e Guarani de Goiás. A proposta do grupo é mapear novos atrativos naturais e fornecer essas informações ao poder público, contribuindo para o desenvolvimento do ecoturismo local.
O secretário de Turismo de Guarani de Goiás, Toquinho Moreira, reconhece que a região ainda enfrenta desafios na divulgação de seus atrativos naturais, apesar de já contar com cachoeiras e proximidade com o Parque Terra Ronca, considerado o maior parque de cavernas da América Latina.
A descoberta da Gruta do Vale surge, portanto, como mais uma possibilidade de ampliar o leque de opções para visitantes e fortalecer o turismo sustentável no nordeste goiano.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
29/01/2026
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
29/01/2026
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
29/01/2026
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
29/01/2026
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados