Condenado por assassinato de jornalista em Mineiros é sentenciado a mais de 17 anos de prisão

POR Redação | 22/05/2025
Condenado por assassinato de jornalista em Mineiros é sentenciado a mais de 17 anos de prisão
G

Gilberto Rodrigues dos Anjos, de 34 anos, foi condenado a 17 anos, três meses e 29 dias de prisão pelo assassinato do jornalista Osni Mendes Araújo, ocorrido em 2013, em Mineiros, no sudoeste de Goiás. O crime, considerado triplamente qualificado, teve como agravantes o motivo fútil, o uso de meio cruel e o recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Após o homicídio, Gilberto também furtou o carro de Osni, configurando ainda o crime de furto.

 

O julgamento aconteceu no último dia 16 de maio, no Tribunal do Júri de Mineiros, sob a presidência do juiz Matheus Nobre Giuliasse, e foi divulgado pelo Ministério Público (MP) no dia 19. A defesa do acusado foi procurada, mas não se manifestou até a publicação da sentença.

 

Segundo o MP, na madrugada de 22 de dezembro de 2013, Gilberto conheceu o jornalista em um bar da cidade. Após uma conversa, Osni ofereceu uma carona para seguirem até outro local. Durante o trajeto, o jornalista parou o carro com a justificativa de fazer xixi e convidou Gilberto a descer para esticar as pernas.

 

De acordo com a versão do réu, Osni tentou beijá-lo à força. Gilberto reagiu com socos, iniciando uma luta corporal. Após nocautear o jornalista, ele o enforcou com a própria camisa da vítima, levando à sua morte. Em seguida, fugiu com o carro da vítima e se escondeu na chácara de um amigo. O veículo continuou sendo usado e ele foi localizado cinco dias depois pela Polícia Militar, em um bar. Ao ser detido, confessou o crime com frieza, conforme relatado pela Justiça.

 

Gilberto chegou a ser preso logo após o crime, em 2013, mas foi solto por excesso de prazo na conclusão do inquérito. Posteriormente, descumpriu novas intimações e teve sua prisão preventiva decretada em janeiro de 2018, porém permaneceu foragido até novembro de 2023.

 

A prisão só foi concretizada após ele se tornar suspeito de uma chacina em Sorriso, no Mato Grosso, que vitimou uma mãe e três filhas. Com sua detenção, a Justiça de Goiás reativou o processo do homicídio de Osni Mendes.

 

Os períodos já cumpridos em prisão serão descontados da pena total. O juiz determinou que Gilberto inicie imediatamente o cumprimento da pena e não poderá recorrer em liberdade.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 22/05/2025 Goiânia pode quadruplicar rede de transporte rápido até 2054, aponta estudo

Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.

Goiás 22/05/2025 Mais de 2 mil bebês nascem sem o nome do pai em Goiás e mutirão busca garantir reconhecimento familiar

Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade

Goiás 22/05/2025 Débitos negociados de ICMS, IPVA e ITCD vencem na sexta-feira

Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual

Goiás 22/05/2025 Goiânia terá colônia de férias gratuita em frente ao Parque Areião no próximo sábado

Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES