Foto: Freepik
O juiz da 4ª Vara Criminal dos Crimes Punidos de Goiânia, Liciomar Fernandes da Silva, condenou duas pessoas por tentativa de golpe contra um banco digital por meio de fraude no sistema de reconhecimento facial utilizando inteligência artificial (IA). A decisão, proferida nesta semana, também inclui os crimes de estelionato eletrônico e associação criminosa.
De acordo com a sentença, Euller Santos da Silva e Larissa da Silva Caldeira manipularam fotografias de terceiros em aplicativos de IA para simular movimentos faciais e enganar o sistema de segurança do Banco C6. O objetivo era acessar contas bancárias e realizar transações fraudulentas. Ao todo, foram registradas 709 tentativas de invasão a 259 contas diferentes, além da abertura de uma conta falsa em nome de um terceiro, usada para testes.
Segundo a Polícia Civil (PCGO), as provas foram obtidas por meio de mandados de busca e apreensão, e os acusados chegaram a testar o método em suas próprias contas.
Na decisão, o magistrado destacou que o caso representa um novo tipo de crime digital, baseado na manipulação de dados biométricos e imagens com auxílio da IA. Ele afirmou que a prática configura “falsidade ideológica digital” e demonstra uma “conduta coordenada e reiterada de associação criminosa voltada à fraude eletrônica”.
Larissa da Silva Caldeira foi condenada a 8 anos, 4 meses e 19 dias de prisão, enquanto Euller Santos da Silva recebeu pena de 8 anos, 10 meses e 22 dias, além do pagamento de multa. Ambos poderão recorrer em liberdade, mediante a retenção de seus passaportes.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
08/10/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
08/10/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
08/10/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
08/10/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados