Divulgação/Instagram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom nesta quinta-feira (17), durante discurso no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia. Ele reagiu às recentes manifestações do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que teria feito pressão para interferir em questões internas do Brasil, incluindo o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e a cobrança de impostos sobre plataformas digitais.
Lula afirmou que o Brasil não aceitará interferências externas e que nenhuma autoridade estrangeira tem o direito de opinar sobre decisões do Estado brasileiro. O presidente lembrou que os Estados Unidos mantêm relações diplomáticas com o Brasil há mais de dois séculos, mas acumulam um déficit comercial bilionário, o que, segundo ele, não dá margem para ameaças ou exigências.
O chefe do Executivo também criticou a postura dos EUA em relação às big techs e defendeu a tributação de empresas digitais no Brasil. Para Lula, a liberdade de expressão não pode ser usada para disseminar ódio e violência, especialmente contra grupos historicamente marginalizados, como mulheres, crianças, negros e pessoas LGBTQIA+.
Sobre o julgamento de Bolsonaro, Lula ironizou a tentativa de aliados do ex-presidente de buscar apoio nos Estados Unidos, e sugeriu que, caso não aceitem o processo legal brasileiro, mudem de país. O discurso também foi marcado por um desabafo: o presidente reclamou do atraso em sua participação no evento e destacou que já deveria estar viajando para Juazeiro.
Ao final, Lula falou sobre a importância da educação e incentivou os jovens a valorizarem a formação acadêmica. Ele reconheceu que não tem diploma universitário, mas lembrou que sua gestão foi a que mais criou universidades no país.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
18/07/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
18/07/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
18/07/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
18/07/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados