Foto: Secti
Uma aluna da Escola do Futuro de Goiás (EFG) criou um dispositivo eletrônico inovador para ajudar mulheres a se protegerem de situações de perigo. O equipamento, desenvolvido nos laboratórios de tecnologia da unidade de Santo Antônio do Descoberto, combina um aplicativo móvel e um chaveiro eletrônico com botão de alerta.
A idealizadora do projeto, Deborah do Nascimento, de 20 anos, é estudante do curso técnico em Desenvolvimento Web Mobile. Segundo ela, o aplicativo, batizado de Centro de Informações à Mulher (CIM), oferece ferramentas de emergência que enviam alertas para patrulhas especializadas e contatos cadastrados. Para utilizá-lo, basta instalar o programa no celular e registrar os dados pessoais.
“O app integrado ao dispositivo de emergência vai proporcionar uma sensação maior de segurança às mulheres, permitindo que vivam sem o constante medo do perigo. Além disso, estamos nos empenhando para que ele seja o mais acessível possível, alcançando principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade”, destaca Deborah.
Além da função de alerta, o aplicativo traz outros recursos voltados à proteção feminina, como acesso a conteúdos educativos, orientações e um mapa interativo com locais de atendimento. Também há ícones que direcionam as usuárias para serviços oficiais de proteção à mulher, permitindo a solicitação de medidas protetivas e realização de denúncias.
O desenvolvimento do projeto envolve uma equipe multidisciplinar composta por estudantes e professores das áreas de Tecnologia de Sistemas para Internet, Design Gráfico, Marketing e Gestão em Segurança Pública e Privada das Escolas do Futuro.
O supervisor do projeto, professor João Marcos Marques, ressalta que a formação oferecida na unidade foi determinante para o sucesso da iniciativa.
“Deborah ingressou na escola em 2023 e logo se destacou pela curiosidade e interesse em tecnologia. Ela percorreu uma trilha formativa com 10 cursos técnicos, adquirindo conhecimento suficiente para liderar e executar o CIM”, afirma o professor.
Atualmente, o dispositivo está em fase de testes e ajustes no protótipo. Além do desenvolvimento do aplicativo, o projeto inclui a programação de um software específico e a construção do dispositivo físico, produzido com peças recicladas de lixo eletrônico.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem
Polícia aponta inconformismo com separação como principal motivação para o crime, ocorrido na Avenida Perimetral Norte.
A iniciativa da Seccional visa esclarecer os recorrentes atrasos nos repasses e garantir maior transparência e previsibilidade à advocacia