Foto: Reprodução/G1
Alunas do Centro de Ensino Dom Veloso, em Itumbiara, criaram um produto natural que promete ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Feito a partir do fruto da árvore saboneteira, o gel é capaz de eliminar larvas em apenas 36 minutos e já garantiu ao projeto uma vaga como finalista no prêmio Solve for Tomorrow, iniciativa que reconhece soluções desenvolvidas por estudantes.
A árvore saboneteira, conhecida por suas propriedades naturais de limpeza, fica nos fundos da escola. A partir dos frutos, as estudantes produziram um gel que substitui larvicidas químicos tradicionais. O produto é aplicado em Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL), que atraem as fêmeas do mosquito para que o extrato natural faça efeito e seja espalhado para outros criadouros.
A professora de biologia Ayanda Ferreira, orientadora do projeto, destacou que a ideia surgiu da necessidade de encontrar alternativas sustentáveis para o controle da dengue.
“Dengue, zika e chikungunya são problemas de saúde pública há anos. Cabe a toda a população — não apenas aos cientistas — buscar soluções para reduzir a circulação do Aedes”, afirmou à TV Anhanguera.
O desenvolvimento do gel levou mais de um ano e meio, entre estudos, escolha da planta e testes laboratoriais. “Foi um processo demorado, mas muito gratificante para nós”, disse a estudante Maria Gabriela Pereira, integrante da equipe.
Com informações G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.