Foto: TripAdvisor
Goiânia conquistou a segunda posição entre as capitais brasileiras com melhor qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS). Com uma pontuação de 70,49, a cidade ficou atrás apenas de Brasília, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e o bem-estar da população.
O IPS avalia diversos indicadores sociais e ambientais, como moradia, saneamento, segurança, saúde e inclusão social. Goiânia se destacou especialmente nos quesitos “Água e Saneamento”, com 91,88 pontos, e “Moradia”, com 94,96. No entanto, desafios ainda persistem, principalmente nos índices de “Segurança Pessoal” (62,25) e “Inclusão Social” (37,02), que ficaram abaixo do ideal.
Fatores como a localização estratégica da capital goiana foram determinantes para esse desempenho. Segundo o advogado especialista em direito imobiliário Diego Amaral, a posição geográfica de Goiânia facilita deslocamentos para diversas regiões do país. “Estamos no centro do Brasil, o que reduz distâncias tanto para o Sul quanto para o Norte e Nordeste, tornando a cidade ainda mais atrativa”, explica.
Outro ponto destacado é a segurança, considerada um diferencial importante. “Goiânia está entre as capitais mais seguras do país, o que contribui diretamente para a qualidade de vida. As pessoas não vivem bem em locais onde se sentem inseguras, e isso não é um problema na cidade há bastante tempo”, afirma Amaral.
Com informações de O Hoje.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.
Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade
Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual
Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião