Foto: Diomício Gomes/ O Popular
Um recente estudo realizado pela ONG Transparência Internacional - Brasil colocou Goiânia entre as nove piores capitais brasileiras em termos de transparência e governança pública. O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) avaliou diversas categorias em 27 capitais, e revelou que Goiânia obteve notas abaixo da média nacional em cinco das seis categorias analisadas.
Na classificação geral, Goiânia ocupou a 17ª posição, com uma situação considerada regular e uma média de nota de 47,8. O estudo utilizou critérios que avaliam a transparência em 71 aspectos diferentes. Os pontos mais críticos para a capital goiana foram identificados nas áreas relacionadas a obras públicas, legislação e transparência financeira e orçamentária.
Segundo a pesquisa, Goiânia não possui legislação específica sobre dados abertos, conflitos de interesse, proteção ao denunciante, nem regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, a cidade não dispõe de um portal de dados abertos nem um canal de acesso à informação destacado em seu site principal. A avaliação também apontou que a Prefeitura não cumpre o critério de promover a visualização dos dados através de painéis, dashboards, gráficos ou infográficos em seus portais de transparência.
Outro ponto de destaque foi a nota zero atribuída pela falta de divulgação da agenda do chefe do executivo municipal, que não informava qualquer compromisso do prefeito Rogério Cruz (SD) na data de 15 de julho, quando o estudo foi realizado.
A pesquisa também ressaltou a ausência de uma plataforma específica para o acompanhamento de obras públicas da Prefeitura de Goiânia. Não são publicados estudos e relatórios que descrevem os impactos das obras públicas, como estudos de impacto ambiental e de vizinhança, o que contribui para a baixa pontuação no quesito de administrativo e governança.
Fonte: O Popular
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Empresa descumpriu recomendações de saúde pública e expôs população a aglomerações no transporte coletivo.
Sobrinha da vítima e namorado foram localizados em São Paulo; crime chocou moradores de Valparaíso de Goiás.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem