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Um estudo do BNDES em parceria com o Ministério das Cidades projeta uma expansão significativa do transporte coletivo de média e alta capacidade na Região Metropolitana de Goiânia. A expectativa é que, até 2054, a capital passe de 31 km para 134 km de corredores estruturados, como os modelos BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A ampliação de 104 km deve elevar o número de passageiros diários de 124,7 mil para aproximadamente 304 mil. Além de reduzir desigualdades de acesso e impactos ambientais, a medida visa melhorar a fluidez urbana e tornar o transporte mais acessível à população.
O levantamento faz parte do 4º Boletim do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), que avaliou o potencial de 21 regiões metropolitanas do Brasil. De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, os dados são fundamentais para planejar o futuro das cidades. Já o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destaca que a estruturação do transporte coletivo impulsiona o crescimento ordenado dos centros urbanos.
Atualmente, 13% da população da Grande Goiânia vive a até 1 km de uma estação de transporte de alta capacidade. Com a expansão, esse índice pode chegar a 36,4%. Já o índice RTR, que relaciona o tamanho da rede ao total de moradores atendidos, deve triplicar, alcançando níveis comparáveis aos de metrópoles como Londres e Nova Iorque.
Além das projeções, o ENMU prepara um Banco de Projetos com os 200 corredores mais viáveis entre os 400 analisados, incluindo dados sobre custos, viabilidade e investimentos. A previsão é que esse material esteja disponível entre agosto e setembro para auxiliar estados e municípios.
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