Goiás

Goiânia pode quadruplicar rede de transporte rápido até 2054, aponta estudo

POR Redação | 25/07/2025
Goiânia pode quadruplicar rede de transporte rápido até 2054, aponta estudo

Canva

U

Um estudo do BNDES em parceria com o Ministério das Cidades projeta uma expansão significativa do transporte coletivo de média e alta capacidade na Região Metropolitana de Goiânia. A expectativa é que, até 2054, a capital passe de 31 km para 134 km de corredores estruturados, como os modelos BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

 

A ampliação de 104 km deve elevar o número de passageiros diários de 124,7 mil para aproximadamente 304 mil. Além de reduzir desigualdades de acesso e impactos ambientais, a medida visa melhorar a fluidez urbana e tornar o transporte mais acessível à população.

 

O levantamento faz parte do 4º Boletim do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), que avaliou o potencial de 21 regiões metropolitanas do Brasil. De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, os dados são fundamentais para planejar o futuro das cidades. Já o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destaca que a estruturação do transporte coletivo impulsiona o crescimento ordenado dos centros urbanos.

 

Atualmente, 13% da população da Grande Goiânia vive a até 1 km de uma estação de transporte de alta capacidade. Com a expansão, esse índice pode chegar a 36,4%. Já o índice RTR, que relaciona o tamanho da rede ao total de moradores atendidos, deve triplicar, alcançando níveis comparáveis aos de metrópoles como Londres e Nova Iorque.

 

Além das projeções, o ENMU prepara um Banco de Projetos com os 200 corredores mais viáveis entre os 400 analisados, incluindo dados sobre custos, viabilidade e investimentos. A previsão é que esse material esteja disponível entre agosto e setembro para auxiliar estados e municípios.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 25/07/2025 Mais de 2 mil bebês nascem sem o nome do pai em Goiás e mutirão busca garantir reconhecimento familiar

Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade

Goiás 25/07/2025 Débitos negociados de ICMS, IPVA e ITCD vencem na sexta-feira

Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual

Goiás 25/07/2025 Goiânia terá colônia de férias gratuita em frente ao Parque Areião no próximo sábado

Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião

Goiás 25/07/2025 Corrida de rua será realizada na pista do Aeroporto de Goiânia durante a madrugada

Prova inédita da Track&Field permitirá que corredores usem a pista de pouso para percursos de 5 km e 10 km

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES