Canva
De janeiro a novembro de 2025, Goiânia registrou mais de 27 mil casos confirmados de dengue, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No mesmo período, foram contabilizadas 33.033 notificações da doença e 34 mortes. Os números reforçam o estado de alerta na capital, levando à intensificação das ações de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Durante esse período, equipes da SMS realizaram mais de 2,2 milhões de visitas a imóveis, identificando mais de 32 mil focos do mosquito distribuídos em 23 mil pontos. Algumas dessas vistorias ocorreram em imóveis permanentemente fechados, autorizadas pela Lei 13.301/2016, devido ao risco à saúde pública.
O boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde mostra que o estado chegou a registrar quase 6 mil casos confirmados da doença nas primeiras 11 semanas do ano.
Para prevenir a proliferação do mosquito, a orientação da SMS é eliminar criadouros, limpar quintais, calhas e piscinas, além de descartar o lixo corretamente. É recomendado também manter reservatórios de água tampados e higienizados regularmente. Luiz Pellizzer, secretário municipal de Saúde, reforça que ovos do Aedes aegypti podem resistir por mais de um ano em locais secos, aguardando chuva para eclodir.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.