Foto: Iron Braz
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) anunciou a ampliação temporária da faixa etária para vacinação contra o HPV. A partir de abril, adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, poderão receber a dose nas unidades de saúde em todo o estado.
A medida tem como objetivo proteger quem não foi vacinado na faixa etária indicada (de 9 a 14 anos) e reduzir os riscos de cânceres relacionados ao vírus, como os de colo do útero, pênis, boca e ânus.
A ampliação vale até o dia 30 de junho. Após essa data, a vacina volta a ser aplicada exclusivamente em crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos.
A SES reforça a importância da vacinação como forma de prevenir o câncer do colo do útero, que causa centenas de mortes por ano em Goiás. Dados da Coordenação de Oncologia apontam 868 casos e 238 mortes em 2022. Em 2023, os números subiram para 935 casos e 249 óbitos. Já em 2024, até o momento, foram registrados 595 casos e 242 mortes. Segundo o INCA, o HPV está presente em 99% dos casos dessa doença.
Para ampliar a cobertura, a secretaria orienta que os municípios adotem estratégias como vacinação em escolas, horários alternativos e busca ativa de jovens não vacinados. Desde 2023, o esquema vacinal passou a ser de dose única, o que facilita ainda mais o acesso.
“A vacina é uma ferramenta poderosa para proteger nossa população, especialmente os jovens, que estão em uma fase de maior exposição ao HPV”, afirma Cristina Laval, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que, muitas vezes, não apresenta sintomas, mas pode causar lesões que evoluem para câncer. A transmissão acontece principalmente por meio de relações sexuais sem proteção, mas também pode ocorrer por contato direto com pele ou mucosas infectadas.
Para se vacinar, basta procurar uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identidade. A SES lembra que a prevenção ainda é o melhor caminho para reduzir os casos e mortes relacionados ao HPV.
Com informações de Agência Cora de Notícias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem
Polícia aponta inconformismo com separação como principal motivação para o crime, ocorrido na Avenida Perimetral Norte.
A iniciativa da Seccional visa esclarecer os recorrentes atrasos nos repasses e garantir maior transparência e previsibilidade à advocacia