Foto: Jakson Rodrigues/Prefeitura de Goiânia
Goiás ocupa a quinta posição no ranking nacional de qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS). Este índice utiliza uma metodologia internacional para avaliar o bem-estar da população a partir de dados oficiais. À frente de Goiás estão São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.
O IPS é composto por três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-Estar e Oportunidades. Para compilar os resultados, foram analisados mais de 300 indicadores, reduzidos a 52, provenientes de órgãos como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.
Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil, explica que o objetivo do índice não é medir os maiores PIBs, mas sim avaliar a qualidade de vida por meio de fatores como expectativa de vida, taxas de homicídio, níveis de poluição e acesso à educação superior.
Goiânia se destaca como a segunda capital com melhor qualidade de vida, recebendo uma nota de 70,49, e é a quarta colocada quando comparada com todas as cidades do país. A capital goiana é reconhecida por sua organização e planejamento urbano, ficando atrás apenas de Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF) e São Carlos (SP).
O estado de Goiás alcançou uma nota de 62,79, resultado da média dos municípios avaliados. A excelente posição de Goiás e Goiânia no ranking reflete os avanços promovidos pelo Governo de Goiás, especialmente em áreas como segurança pública, saneamento básico, renda média e geração de emprego. Goiás é o estado que mais reduziu índices de criminalidade nos últimos anos, se consolidando como referência em segurança pública.
A primeira edição do IPS Brasil foi realizada em parceria com o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e o Social Progress Imperative.
Fonte: Política em Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.
Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade
Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual
Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião