Foto: Reprodução
As autoridades meteorológicas de Goiás emitiram um alerta máximo para a possibilidade de a maior tempestade de granizo da última década atingir o estado nos próximos dez dias. Modelos climáticos indicam ventos que podem ultrapassar 90 km/h, com formação de nuvens extremamente carregadas. As regiões Norte, Centro, Sudoeste e Sul devem ser as mais afetadas.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e a Defesa Civil, há risco elevado de danos em telhados, quedas de árvores, falta de energia elétrica e alagamentos em áreas urbanas. A frente fria que avança sobre o território goiano deve potencializar as condições para tempestades severas, com chuvas entre 20 e 50 milímetros por hora, além de rajadas intensas e granizo.
O Cimehgo listou 60 municípios sob atenção especial, incluindo Iporá, São Luís de Montes Belos, Porangatu, Crixás, Aragarças, Campos Belos, Goiás e Uruaçu.
As autoridades reforçam as orientações à população: reforçar estruturas, evitar locais abertos, ter atenção redobrada nas estradas e buscar abrigo seguro em caso de tempestade.
*Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.