Foto: Wildes Barbosa
GOIÁS ENFRENTA ALERTA POR BAIXA UMIDADE DO AR: SENSAÇÃO DE TEMPO SECO PREDOMINA NO ESTADO
Goiás se encontra em estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar, segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A umidade no estado oscila entre 25% e 85%, ocasionando a sensação de "tempo seco". A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível ideal de umidade para a saúde humana entre 50% e 60%.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que a baixa umidade é comum neste período do ano em Goiás. No entanto, a falta de chuvas e o aumento das temperaturas intensificaram o problema.
“Já faz 25 dias que não chove aqui em Goiânia. Nós tivemos uma onda de calor, mas que não atingiu diretamente o estado, mas propiciou que as temperaturas ficassem mais elevadas, o frio também não chega. A temperatura mais elevada vai retirando a umidade da atmosfera", afirma Amorim.
Com índices entre 21% e 30%, Goiás se encontra em estado de atenção e quase todos os municípios goianos estão em estado de alerta. A umidade oscila diariamente, mas não atinge o ideal devido à estiagem.
Os sintomas do "tempo seco" no cotidiano podem ser confundidos com outros problemas. "A umidade relativa do ar tá ruim e você sabe que tá ruim, mas a percepção é mais difícil", explica André Amorim.
Medidas para amenizar os efeitos da baixa umidade:
Beber bastante água; Utilizar umidificadores de ar;
Evitar atividades físicas intensas durante o dia;
Consultar um médico em caso de sintomas persistentes, como irritação nos olhos, tosse seca e sangramento nasal.
Prevenção de queimadas:
O tempo seco aumenta o risco de queimadas. É fundamental evitar o uso de fogo em áreas abertas e denunciar qualquer foco de incêndio às autoridades.
A população goiana deve se manter atenta às orientações dos órgãos competentes e tomar medidas para se proteger dos efeitos do tempo seco.
Fonte: O Popular
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.
Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade
Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual
Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião