Foto: Divulgação/Semad
A Caverna Terra Ronca I, uma das maiores e mais emblemáticas cavernas do Brasil, passa agora a integrar oficialmente o patrimônio do estado de Goiás. A medida foi garantida por decisão do juiz Gabriel Carneiro Santos Rodrigues, da Comarca de São Domingos, após processo conduzido pela Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO).
O local, que dá nome ao Parque Estadual de Terra Ronca — um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul, com mais de 300 atrações naturais —, está situado na antiga Fazenda Terra Ronca, desapropriada pelo governo estadual com base em acordo firmado com os herdeiros do imóvel.
A sentença validou o contrato de desapropriação amigável e autorizou também a regularização do registro do imóvel. De acordo com a Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente (PPMA), o processo foi viabilizado por mudanças na legislação que hoje conferem a contratos administrativos o mesmo peso de escritura pública.
A Fazenda Terra Ronca, onde se encontra a caverna, está localizada entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás. O parque foi criado em 1989 e regulamentado em 1996 para proteger a biodiversidade, mananciais e formações geológicas únicas. A unidade de conservação ocupa uma área superior a 57 mil hectares — o equivalente a quase 80 mil campos de futebol.
Além das cavernas, o Parque abriga rios cristalinos, cachoeiras, cascatas, dolinas e uma fauna e flora específicas de ambientes cavernosos. Com a desapropriação oficializada, a expectativa é de fortalecimento da proteção ambiental e do turismo ecológico na região.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
18/06/2025
Instituto de Ciências Farmacêuticas oferece incentivos a voluntários; saiba como participar
O ICF convida voluntários para estudos clínicos e oferece consultas, exames gratuitos e ressarcimento financeiro pelo tempo e deslocamento.
18/06/2025
Saneago abre inscrições para processo seletivo de estágio remunerado em Goiás
Edital visa formação de cadastro de reserva para estudantes de nível médio, técnico e superior em unidades da Saneago no estado.
18/06/2025
Ana Castela custará R$ 880 mil para se apresentar na Festa do Divino Pai Eterno 2026
Cantora fará show de 1h30 no Carreiródromo municipal; Daniel também foi confirmado como atração.