Imagem: divulgação/Senado Federal
O governo de Goiás lançou o edital do programa “Cerrado em Pé”, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que visa recompensar economicamente os produtores rurais que se comprometerem com a conservação do Cerrado além das exigências legais.
O programa oferecerá um pagamento anual de R$ 498 por hectare aos produtores rurais que preservarem áreas de Cerrado além do que é obrigatório por lei. Caso o agropecuarista se comprometa a recuperar pelo menos uma nascente degradada por ano, o valor sobe para R$ 664 por hectare. Os recursos para o pagamento vêm do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), com um limite máximo de remuneração de 100 hectares por propriedade.
O presidente do Sistema Faeg/Senar e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, elogiou o programa, destacando a importância de iniciativas tangíveis para compensação ambiental no Brasil. "Pela primeira vez vejo algo acontecer no Brasil. Você ouve falar em compensação ambiental, lei federal que monetizará o produtor rural, mas nunca foi palpável", afirmou Schreiner, que também ressaltou a queda no desmatamento em Goiás.
Com informações Agrolink
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem
Polícia aponta inconformismo com separação como principal motivação para o crime, ocorrido na Avenida Perimetral Norte.
A iniciativa da Seccional visa esclarecer os recorrentes atrasos nos repasses e garantir maior transparência e previsibilidade à advocacia