Goiás

Goiás lidera crescimento do varejo nacional com alta em livros e eletrodomésticos

POR Redação | 18/06/2025
Goiás lidera crescimento do varejo nacional com alta em livros e eletrodomésticos

Divulgação

O

O comércio varejista de Goiás segue em alta e alcançou, em abril de 2025, sua 17ª elevação consecutiva nas vendas, um feito que não se repetia desde 2013, conforme levantamento do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB). Na variação acumulada em 12 meses, o crescimento do setor foi de 3,6%, com destaque para a venda de livros, jornais, revistas e papelaria (12,4%) e eletrodomésticos (11,9%).

 

Os dados, divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), consolidam o estado de Goiás como um dos protagonistas do varejo nacional, mas também são importantes como indicadores que permitem acompanhar tendências e o comportamento do comércio varejista de forma geral no país, já que as áreas em destaque são parecidas.

 

Livros em alta
Sobre o interesse crescente pelo segmento editorial e papelaria, vemos que após um período de retração nos anos anteriores, o comércio de livros no Brasil está apresentando sinais de crescimento em 2025, tendência iniciada em 2024. No 13º Painel de Varejo de Livros, referente ao período de 2 a 29 de dezembro de 2024, por exemplo, o volume de livros vendidos aumentou 18,92%.

 

A proprietária da Livraria Nobel Bougainville, Scylene Britto, comenta que mesmo usando os livros eletrônicos, as pessoas nunca deixaram o de papel. Existe um fascínio pelo livro físico e pela experiência também de frequentar a livraria. “Estamos há 16 anos no mesmo shopping e percebemos que recentemente o interesse pelos livros tem aumentado, principalmente dentre os adolescentes. Aumentaram também os grupos de leitura, algo que inclusive incentivamos aqui na Nobel”, comenta.

 

Venda eletrodomésticos
Sobre o comércio de eletrodomésticos, o setor já vinha registrando bons números com o melhor desempenho da última década em 2024, segundo balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). O analista de compras de compras de áudio e eletro do Grupo Fujioka, Lucas Vinício, conta que a empresa, especialista em informática e eletrônicos, está investindo fortemente neste setor e vem alcançando bons resultados.

 

“Neste primeiro semestre, as categorias que estiveram em alta foram as lava e seca, lava-louças e as fritadeiras de alta capacidade. Mas no segundo semestre as vendas dos aparelhos de ar-condicionado devem disparar. Estaremos com estoque preparado e com a expectativa de um aumento nas vendas de 20%”, explica ele.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

TAGS: goiás

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 18/06/2025 Goiânia pode quadruplicar rede de transporte rápido até 2054, aponta estudo

Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.

Goiás 18/06/2025 Mais de 2 mil bebês nascem sem o nome do pai em Goiás e mutirão busca garantir reconhecimento familiar

Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade

Goiás 18/06/2025 Débitos negociados de ICMS, IPVA e ITCD vencem na sexta-feira

Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual

Goiás 18/06/2025 Goiânia terá colônia de férias gratuita em frente ao Parque Areião no próximo sábado

Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES