Foto: Gabriela Macêdo
Em um evento realizado nesta segunda-feira (08) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Observatório de Segurança Pública de Goiás revelou um cenário promissor para a segurança pública no estado. De acordo com os dados apresentados, mais de 120 cidades goianas não registraram homicídios nos primeiros seis meses deste ano.
Os números são provenientes do sistema de Registro de Atendimento Integrado (RAI) e indicam uma redução de 10,6% na quantidade de homicídios quando comparado ao mesmo período de 2023. O total de homicídios caiu de mais de 500 para 464. No entanto, os dados referentes ao número de cidades que não tiveram homicídios em 2023 ainda não foram disponibilizados.
O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), da primeira-dama Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela (MDB).
Além da redução nos homicídios, o levantamento do Observatório de Segurança Pública destacou uma queda de 37,5% nos casos de feminicídio, passando de 32 ocorrências em 2023 para 20 em 2024.
Outro dado relevante apresentado pelo governo foi o aumento de 338% no acompanhamento de medidas protetivas pela Polícia Militar. Em 2023, foram registradas mais de 28 mil medidas, enquanto em 2024, o número subiu para mais de 97 mil. O delegado geral da Polícia Civil, André Ganga, informou que, neste período, as delegacias da mulher de Goiás encaminharam à Justiça mais de 8 mil inquéritos finalizados com autoria definida.
Fonte: G1 Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.
Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade
Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual
Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião