Divulgação
De janeiro até setembro de 2025, a Equatorial Goiás registrou mais de 2,6 mil casos de abalroamentos, acidentes em que veículos colidem contra postes da rede elétrica. A média diária é de 10 ocorrências em todo o estado, revelando riscos para a segurança no trânsito e para o fornecimento de energia.
Somente em agosto, os registros aumentaram 18,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 2.030 colisões. Somente em setembro deste ano, foram contabilizados 276 casos, mostrando a tendência crescente desse tipo de acidente.
Goiânia lidera os registros, com 329 colisões, seguida por Aparecida de Goiânia (110), Rio Verde (100), Anápolis (78) e Luziânia (60). A alta concentração de tráfego nessas cidades aumenta a exposição ao risco.
Segundo Vinicyus Lima, gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial, cada acidente compromete não apenas a substituição do poste, mas também o fornecimento de energia para centenas de clientes e mobiliza equipes por horas.
A substituição de postes atingidos exige mão de obra especializada e envolve reposicionamento de cabos, instalação de isoladores e religação de equipamentos, em média seis horas por ocorrência. Em casos mais complexos, é necessário aguardar a atuação de bombeiros ou da polícia.
Os acidentes acontecem com maior frequência entre sexta-feira e segunda-feira, período de maior movimentação nas vias. A Equatorial reforça que motoristas envolvidos devem arcar com os custos da substituição, incentivando direção responsável.
Orientações de segurança:
Não toque em cabos caídos;
Permaneça dentro do veículo se o poste cair sobre ele;
Pedestres devem se manter afastados e chamar socorro;
Verifique manutenção do veículo;
Não dirija sob efeito de álcool ou substâncias;
Evite usar celular;
Respeite limites de velocidade e sinalizações.
Canais de atendimento:
Agência virtual: www.equatorialenergia.com.br
Aplicativo Equatorial Energia (Android e iOS)
Call Center: 0800 062 0196
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.