Governo de Goiás decreta emergência em saúde pública por alta de casos de síndrome respiratória

POR Marcos Paulo | 01/07/2025
Governo de Goiás decreta emergência em saúde pública por alta de casos de síndrome respiratória

Foto: Divulgação

O

O Governo de Goiás decretou situação de emergência em saúde pública nesta segunda-feira (30) devido ao aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no estado. A medida, publicada no Diário Oficial, permite ações imediatas para ampliar a assistência hospitalar e conter o avanço das internações.

 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Goiás ultrapassou, por sete semanas seguidas, o limite esperado de casos, caracterizando um cenário de alerta. Em 2025, já foram registrados 6.743 casos de Srag, sendo 1.117 por Influenza, 306 por Covid-19, 1.486 por Vírus Sincicial Respiratório e 680 por Rinovírus.

 

A pressão sobre a rede hospitalar também aumentou. Entre janeiro e junho deste ano, houve alta de 33,27% nos pedidos de internação em relação ao mesmo período de 2024 — saltando de 8.011 para 10.676 solicitações. Apenas em maio, foram 2.406 pedidos de leito, contra 1.767 no ano anterior.

 

Com o decreto, o Estado poderá abrir novos leitos de UTI e enfermaria, além de agilizar a compra de insumos e contratação de profissionais. Vinte e quatro municípios já solicitaram ao Ministério da Saúde a conversão de UTIs adultas para o atendimento exclusivo de Srag.

 

Crescimento dos casos e baixa vacinação

 

O número de casos de Srag em 2025 já supera o total de 2024, quando foram 7.477 registros. O pico da doença foi entre o fim de abril e início de junho. A maioria dos casos atinge crianças: 2.654 em menores de 2 anos, 754 entre 2 e 4 anos e 659 entre 5 e 9 anos. Já os óbitos se concentram entre os idosos: das 402 mortes confirmadas, 256 foram em pessoas com mais de 60 anos. Crianças com menos de 2 anos somam 40 mortes.

 

A campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada em 16 de maio para toda a população acima de seis meses. Ainda assim, a cobertura vacinal segue baixa: apenas 39% em Goiás, que aplicou 1.502.876 das 2.207.980 doses recebidas.

 

Acompanhamento e medidas de prevenção

 

Desde 15 de maio, a SES-GO mantém ativa a Sala de Situação de Doenças Respiratórias, com monitoramento semanal dos dados e coordenação de estratégias para ampliar o diagnóstico e atendimento.

 

A secretaria alerta que a baixa adesão à vacinação agrava o cenário, principalmente entre crianças e idosos. A população é orientada a procurar os postos de saúde para se vacinar e manter os cuidados preventivos, como higienização das mãos e uso de máscara em locais movimentados.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 01/07/2025 Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5

Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990

Goiás 01/07/2025 Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte

Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país

Goiás 01/07/2025 Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia

Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial

Goiás 01/07/2025 Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades

Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES