Foto: Reprodução/Polícia Penal
Um detento da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), no Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia, realizou um feito inédito no estado ao defender, de forma online, sua tese de doutorado na manhã de segunda-feira (20).
Graduado em Design Gráfico e mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o reeducando iniciou o doutorado em 2020, mas foi preso em agosto de 2024. Mesmo diante das limitações impostas pela prisão, ele conseguiu concluir o trabalho com o apoio da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) e da própria UFG.
A pesquisa do doutorando envolve temas como artes visuais, computação, museologia e acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Após a defesa, ele comemorou o resultado: “Fui aprovado”, disse, satisfeito com a conquista e com o suporte recebido durante o processo.
Segundo o detento, a apresentação ocorreu dentro do tempo previsto. “Ultrapassei só um pouquinho o tempo dos slides”, brincou. Ele descreveu o momento como uma experiência “rica e de grande interação com professores e participantes”.
O caso é considerado um marco para o sistema prisional goiano, demonstrando o alcance de projetos de reinserção social e acesso à educação dentro das unidades penais.
*Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
23/10/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
23/10/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
23/10/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
23/10/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados