TJGO desenvolveu sistema de IA que lê, interpreta e organiza petições, agilizando os processos judiciais Foto: Divulgação/ TJGO
A inteligência artificial Berna (Busca Eletrônica Recursiva Utilizando Linguagem Natural), desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), será disponibilizada em todo o país a partir desta quinta-feira (18). O lançamento nacional será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O sistema, que consegue ler, interpretar e organizar petições, tem como objetivo apoiar a análise de processos judiciais, tornando o trabalho mais ágil e padronizado. Segundo o TJGO, a ferramenta não substitui a atuação humana, mas fornece subsídios técnicos para decisões mais rápidas e organizadas.
O presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, afirma que a Berna visa qualificar informações e fortalecer a capacidade de resposta do Judiciário à sociedade. Em Goiás, no Juizado da Fazenda Pública Municipal de Goiânia, o tempo de análise da fase inicial dos processos caiu de quatro dias para poucas horas com o uso da ferramenta.
Além de organizar informações, a inteligência artificial também permitiu ao tribunal criar automações próprias, como robôs para agilizar rotinas administrativas. A Berna será integrada à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), e qualquer órgão do Judiciário poderá solicitar acesso por meio do CNJ.
O juiz Gustavo Assis Garcia, coordenador da área no TJGO, reforça que a ferramenta não toma decisões, que permanecem sob responsabilidade dos magistrados. A apresentação oficial ocorrerá no evento "Inteligência Artificial no Poder Judiciário e o Projeto Conecta", em Brasília, das 14h às 16h desta quinta-feira.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
18/12/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
18/12/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
18/12/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
18/12/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados