Foto: Pixabay
O mês de junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no mundo, segundo dados do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus. Na Europa, foi o quinto mais quente da história — e, na região da Europa Ocidental, que inclui países como França e Espanha, foi o junho mais quente já registrado, com média de 20,49 °C.
De acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira (9), o instituto identificou “anomalias” e “extremos” nas temperaturas do ar entre os dias 17 de junho e 5 de julho. Nesse período, os termômetros marcaram 1,10 °C acima da média registrada entre 1991 e 2020.
A cientista climática Freya Vamborg explicou à Reuters que duas ondas de calor atingiram a Europa no fim de junho, com início na Península Ibérica e avanço para regiões como França, Reino Unido e Alemanha. O aquecimento da superfície do mar no oeste do Mediterrâneo também contribuiu para o aumento do estresse térmico.
Mesmo com os recordes regionais, o relatório destaca que junho de 2025 foi 0,20 °C mais frio do que o recorde histórico de junho de 2024 e 0,06 °C abaixo de junho de 2023. Globalmente, as temperaturas ficaram 1,3 °C acima dos níveis pré-industriais (1850–1900), ainda abaixo do pico de 1,5 °C já registrado em anos anteriores.
Segundo Vamborg, a variação das temperaturas é influenciada por fenômenos naturais, como o El Niño, que esteve ativo entre 2023 e 2024, elevando as temperaturas globais.
O Copernicus integra o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), órgão da Comissão Europeia financiado pela União Europeia. O ECMWF alerta que eventos extremos como ondas de calor tendem a se tornar mais frequentes, intensos e com impactos maiores sobre a população europeia.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Investigado prometia criar e-commerce e serviços digitais, mas não entregava nenhum projeto
Homem de 42 anos vendia túmulos de forma irregular e desviava valores pagos por famílias e funerárias. Prejuízo passa de R$ 50 mil.
Em apenas dois meses, suspeito de 40 anos fez milhares de chamadas falsas para o SAMU, Bombeiros e Polícia Militar em Caldas Novas
Licenciado, o presidente da Seccional, destacou que a OAB-GO segue atuando firmemente para garantir a regularização do pagamento das RPVs no